Trilha sonora, um dos textos do livro DIÁRIO DE UM SALAFRÁRIO, na voz de Eliane Gonzaga.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

É uma partida de futebol

Esquete feita para ser apresentada no teatro O Tablado. Com adaptações, ela foi apresentada num evento de teatro amador chamado NET, em Minas Gerais - graças ao amigo do meu pai, Hachiro.

****

Personagens

MENDONÇA
LOURIVAL
CARLINHOS
GARÇOM
ASSALTANTE

Cenário
Um bar. Mesa com quatro cadeiras. Sobre a mesa, algumas garrafas vazias, três copos de cerveja e pratinhos de tira-gosto. Ao fundo, um balcão, com uma caixa registradora.

Sobe a música ‘É uma partida de futebol’. Ilumina-se o cenário. Mendonça, Lourival e Carlinhos estão sentados olhando para o lado no qual está uma televisão imaginária.
Eles conversam sempre de olho na TV. O Garçom está de pé, a postos para ser atendido, mas também acompanhando a partida.


MENDONÇA – Esse cara tá prendendo a bola demais...

LOURIVAL (esbraveja) – Chuta, porra! (se desaponta) Assim não é possível! É a terceira vez que ele perde a bola para esse beque...

MENDONÇA – Ah, Lourival, mas ele é o craque do time!

LOURIVAL – Mendonça! Craque que é craque de verdade não fica dez rodadas sem jogar absolutamente nada.

CARLINHOS (bêbado) – O Lourival está coberto de razão! É por isso que eu sempre bebo em jogo.

Os outros dois o ignoram.

MENDONÇA – Olha a zaga aberta!

LOURIVAL – Segura! (pausa, expectativa) Ufa... Foi quase!

CARLINHOS (querendo ser notado) – Psiu...

MENDONÇA – É a quinta vez que o cara entra na área sozinho... (faz um sinal) Garçom!

O Garçom se aproxima da mesa.


GARÇOM – Pois não...

MENDONÇA – Traz mais uma gelada!

CARLINHOS – Psiu... Eu estou falando com vocês...

O Garçom traz a garrafa de cerveja.

LOURIVAL – O negócio é o lado direito! Esse lateral é uma avenida!

O Garçom serve os três.

CARLINHOS – Se vocês não me perceberam, eu me dirigi a vocês...

LOURIVAL (grita) – Não toca pros lados, porra!

CARLINHOS – Estão me marginalizando... Eu fico muito sentido com isso...

MENDONÇA (grita) – Olha essa bola!

Carlinhos bate na mesa. Todos se assustam.


LOURIVAL – O que é que é, Carlinhos?

CARLINHOS – Eu estou pedindo a atenção. Há horas que eu venho tentando me dirigir a vocês e vocês me ignoram. Eu tenho que apelar...

LOURIVAL – Carlinhos, a gente veio aqui pra ver o jogo!

CARLINHOS – Cala a boca e escuta, Lourival!

LOURIVAL (segura o colarinho dele) – Ninguém me manda calar a boca aqui não, tá legal?

MENDONÇA – Calma... Calma, Lourival! Fala, Carlinhos, estamos escutando...

CARLINHOS – O que eu estava tentando falar pra vocês é que eu fiz uma teoria sobre porque eu sempre fico assim, bebendo até cair, em todo jogo...

LOURIVAL (irritado) – E eu lá quero saber, Carlinhos? (a Mendonça) Eu vou dar uns tapas nele!

CARLINHOS (ri) – Ui... Tá nervosa a donzela?

LOURIVAL – Escuta aqui, ô rapaz...

MENDONÇA – Lourival, deixa ele falar...

Lourival balança a cabeça afirmativamente, mas, enquanto Carlinhos fala, ele faz gestos olhando para a TV, de acordo com os lances do jogo.


MENDONÇA – Fala, Carlinhos...

CARLINHOS – Mendonça... Como eu ia dizendo, eu cheguei a uma brilhante teoria sobre porque eu bebo em jogo... É o seguinte. Quando você tá de porre, independente do resultado, você fica bem... Se ganha, já to no ponto pra comemorar. Se perde, já to com as mágoas definitivamente afogadas... Isto, meu amigo Mendonça, é o que se chama de uma atitude preventiva... Eu sou um cara muito prevenido...

LOURIVAL (berra) – Vai!

Mendonça se vira bruscamente. O atacante está próximo da grande área.

MENDONÇA – Chuta...

CARLNHOS – Vai!

LOURIVAL (indignado) – Pênalti!

MENDONÇA – Foi pênalti, juiz!

GARÇOM – Safado!

LOURIVAL – Ah, o que é que é isso? Esse babaca vai fazer a gente perder o jogo.

GARÇOM – Esse cara é um ladrão!

O Assaltante entra em cena.


ASSALTANTE – Isso é um assalto!

O Garçom se espanta e, prontamente, levanta os braços. Nenhum dos três se vira para olhar o Assaltante.

LOURIVAL (irritado) – Cala a boca! Olha o jogo!

MENDONÇA – Solta essa bola...

CARLINHOS (cantarolando) – O meu time é a alegria da cidade...

ASSALTANTE – Ih, jogo é o caralho, mermão! Qual é, perdeu, perdeu!

MENDONÇA – Perdeu não, ainda tá zero a zero.

ASSALTANTE (ao Garçom) – Vai passando a grana aê, mermão! E vocês aê também, bacana!

MENDONÇA (sem tirar os olhos da TV imaginária) - Só depois do jogo...

ASSALTANTE – Que depois do jogo o quê! Eu tô trabalhando, sacoé?

LOURIVAL – Que se dane o seu trabalho! Eu quero ver o jogo...

ASSALTANTE – Tu tá ligado que perdeu, cumpádi!

CARLINHOS – Você não ouviu, amigo? Eles falaram SÓ DEPOIS DO JOGO!

MENDONÇA – Vai! (se desaponta) Na trave!

O Assaltante agarra o Garçom e coloca uma arma na cabeça dele.


LOURIVAL – Joga no meio!

MENDONÇA (comenta) – Esse aí tá cada dia mais fominha...

ASSALTANTE – Olha só, coloquei o garçom como refém! Se ninguém me entregar o dinheiro eu passo fogo no garçom!

GARÇOM (tremendo) – Piedade! Pelo amor de Deus...

ASSALTANTE – Pô, mermão, foi mal, eu sei que tu é trabalhador, mas com esses caras aí não tá dando não! É a primeira vez que eu faço um assalto e ninguém presta atenção em mim...

GARÇOM (implorando) – Por favor...

ASSALTANTE – Cara, não posso voltar pra casa sem ter matado ninguém. Promessa que fiz pra minha mãezinha...

MENDONÇA – Encosta um com ele!

GARÇOM – Atira em qualquer outro! Eles estão ligados no jogo, nem vão perceber! É capaz deles morrerem só quando o jogo acabar!

ASSALTANTE (chora) – Eu sei que é difícil! Tu é gente fina, me deu atenção quando eu anunciei o assalto... Mas, bróder, é muito humilhante...

MENDONÇA – Solta a bola! Faltam dois minutos pra acabar!

ASSALTANTE – É duro, cara, tu chegar num lugar crente que vai meter medo nos outros e ninguém tá nem aí, neguinho te ignora...

GARÇOM – Por favor, tenta mais uma vez...

ASSALTANTE (suspira) – Beleza! Só porque tu é sangue bom...

O Garçom fica ajoelhado e rezando.

ASSALTANTE (aos que estão na mesa) – Aí, mermão, perdeu! Perdeu! Vou barbarizar geral!

Silêncio, todos atentos ao jogo. O Assaltante pega o Garçom pelo braço.

ASSALTANTE – Só lamento, esse é o meu serviço...

GARÇOM – Ah, não faz isso comigo!

ASSALTANTE – Vamos ver se agora os caras escutam! (aos outros) Olha aí, eu vou contar até três...

LOURIVAL – Cala a boca, infeliz! Não tá vendo que eu to prestando atenção no jogo?

CARLINHOS (cantarolando) – O meu time é a alegria da cidade...

ASSALTANTE – É um... (o Garçom treme de medo)

MENDONÇA – Fica quieto e vê o jogo...

ASSALTANTE – Dois...

LOURIVAL (empolgado) – Entrou na área...

ASSALTANTE – Eu vou chegar no três e passar fogo no garçom!

MENDONÇA (alegre) – Passou pelo goleiro...

O Assaltante engata a arma.

ASSALTANTE – E é...

TODOS – Gol! Gol!

Carlinhos grita gol e cai da cadeira, muito bêbado. Lourival e Mendonça se abraçam, gritando ‘Gol’. O Assaltante deixa o Garçom de lado, se aproxima da TV imaginária e sorri. Guarda o revólver e se junta à comemoração. Atônito, o Garçom também comemora.


LOURIVAL – Acabou!

ASSALTANTE – Ganhamos, porra!

MENDONÇA – A próxima garrafa é por minha conta.

LOURIVAL – Levanta daí, Carlinhos!

Lourival o ajuda e ele volta a sentar-se.


CARLINHOS (cantarolando) – O meu time é a alegria da cidade...

MENDONÇA – Garçom! Mais uma!

O Assaltante vai saindo, mas Lourival se dirige a ele.

LOURIVAL – Ei, cara... Senta aí!

ASSALTANTE (sem jeito) – Não, desculpa, eu não posso...

LOURIVAL – Deixa de ser besta, rapaz... A gente que tá te oferecendo...

ASSALTANTE – Mas...

LOURIVAL – Senta aqui! (ao Garçom) Traz mais um copo.

O Assaltante se junta ao grupo. O Garçom traz a cerveja e vai servindo os copos.


GARÇOM – Esta é pra comemoar!

LOURIVAL – É isso aí!

CARLINHOS (cantarolando) – O meu time é a alegria da cidade...

MENDONÇA – Um brinde! Essa merece!

Todos brindam.

LOURIVAL (dá um tapa nas costas do assaltante) – E aí, cara, você quer mais alguma coisa?

ASSALTANTE – Como é que é?

LOURIVAL – Tem cara de quem tá com fome...

ASSALTANTE – Precisa não...

LOURIVAL – Faço questão, rapaz!

ASSALTANTE – Que é isso, vocês nem me conhecem!

MENDONÇA – É, a gente não se conhece! Mas tu tem cara de gente boa!

ASSALTANTE (feliz) – Tu acha mermo?

MENDONÇA – Pô, a gente torce pro mesmo time! Então, tá tudo em casa...

LOURIVAL – Vai, gosta de um X-Tudo?

O Assaltante balança a cabeça afirmativamente.


LOURIVAL – Garçom, traz um X-Tudo pra ele.

O Garçom vai em direção ao bar. Sobe a música ‘O meu time é a alegria da cidade’. Eles conversam, brincam, riem e, aos poucos, a luz desce.

© Copyright. Vinícius Faustini, 2005. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

James Lima disse...

Arri !!! E isso tudo numa TV imaginária?

HAHAHAHAHA

Eu hein...

Um abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Armindo Guimarães disse...

Fantástico, pá!

Fiquei bêbado de tanto rir.

eheheheh

Tens uma imaginação do carago!

Ou também estavas com uns copitos quando escreveste este artigo?

Se foi isso, acho que eu também vou apanhar a piela. ehehehehe

Abraços