Trilha sonora, um dos textos do livro DIÁRIO DE UM SALAFRÁRIO, na voz de Eliane Gonzaga.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

No compasso

Mais um esquete, feito para amigos do teatro O Tablado.

*****

Personagens
MARLENE
SHEILA
CARLA
PAULA
FRED

Cenário
Sala de academia de dança. Palco nu, só uma cadeira no cenário, da qual Fred observa as atrizes.


As luzes se acendem. Fred já está em cena, sentado e virado para um dos lados do palco.

FRED (numa autoridade afeminada) – Meninas! Vamos, vamos, já é hora, é hora, a hora do ensaio!

As atrizes vão entrando, afobadas e atrapalhadas, de acordo com suas personalidades. Fred se levanta.

FRED – Rápido, meninas! Ó, o tempo tá passando! Isso, gente... Antes, um breve alongamento... (Fala os nomes e elas vão ficando a postos) Marlene, Sheila, Carla... Paula. Paulinha, sempre deslumbrante, adoro você, querida. (bate palmas) Agora, agora, cada uma arranja seu espaço pra gente fazer um alongamentozinho básico... Só pra aquecer, meninas!

MARLENE – Ah, não vai rolar uma musiquinha?

FRED – Claro que vai, Marlene... Na hora do ensaio. Afinal, boba, estamos num mu-si-cal (ri, debochado, e Paula ri). Bem, chega de papo! Relax, meninas, relax. (vai fazendo e falando e as atrizes, aos trancos e barrancos, vão seguindo) Braços ao longo do corpo! Inspira... Expira... Calmamente... Entra em contato com a sua respiração... Agora levanta os braços, espreguiça... Pra direita, pra esquerda... Bem relax... Isso! Agora que todinhas estão bem relax vamos recapitular a marcação deste número...

CARLA – Fred...

FRED (suspira) – Fala, minha filha...

CARLA – É... o que você achou do último ensaio?

FRED – Do último ensaio...

SHEILA – É, bicha. A gente tava um arraso, fala a verdade!

FRED – Sheilinha... É... Meninas... Posso ser sincera?

Elas, em coro, dizem SIM.

FRED – Uma merda. (as atrizes discutem. Carla se afasta, triste e quase chorando). Silêncio... Calma... Ei, ei, (grita, autoritário) olha a balbúrdia!

Todas se calam.

FRED (desconstruindo) – Ai, vou te contar, odeio ter que fazer esse gênero de macho!

PAULA – Olha, Fredinho tem razão... Vocês estavam uma merda...

As três voam em cima de Paula, mas ele se interpõe.

FRED – Gente... Em vez de vocês brigarem... Não SUPOOORTO briguinhas entre si... Vamos ensaiar?

PAULA – É a melhor coisa que a gente faz...

SHEILA – Enxerida!

MARLENE – Vai ser em playback?

FRED – A música é em playback, mas... Marlene... e as outras três... O que vale é o sentimento, a coreografia... Lembrem-se, quando estiverem em cena, deslumbrantes. A voz... É apenas um complemento do que o corpo sente. Meninas, dêem voz ao que vocês estão sentindo! Às suas marcas!

Elas se preparam. Cada uma se concentra à sua maneira.

FRED (berra) Val! The music!

Toca uma música brega. As atrizes dançam num ritmo coreografado. Fred intervém várias vezes no decorrer da música.

FRED – Sheila, desliza... Suave! Marlene, não perde a marcação! Paulinha, meu amor, não quebra na bacia! Carla, solta esse corpo! (Carla sai do compasso. Ele se irrita) Chega! Pára esta música!

PAULA (a Carla) – Sua burra, errou a coreografia!

MARLENE – Ai, eu não consigo acompanhar!

SHEILA – Fred, é... (demonstra) Norte, Sul, Norte, Leste, Oeste, Norte, Sul?

CARLA – Ué, mas eu achava que era (demonstra) Norte, Sul, Leste, Norte, Oeste, Sul...

FRED – Ai, eu não acredito! Além de atrizes elas são bússolas!

SHEILA – Bússola é a puta que o pariu!

PAULA – Quieta....

FRED – Ai... Meus sais!

PAULA – Fredinho... Quer que a gente dê um time?

FRED – Não... Eu já estou recuperado!

CARLA – Então como é?

FRED – Primeiro, em seus lugares...

Todas ficam nas suas marcas.

FRED – Agora, the music aí na técnica!

Solta a música.

FRED – Sorri e vai! (elas tentam repetir) Direita, para frente, um, dois. Dois para trás. Esquerda, vai! Um... Dois, rebola esse quadril! Um, dois! Não quebra na bacia! Mexe pra esquerda, mexe pra direita, rodopio... Em cento e oitenta. Mão na bundinha, direita, esquerda. Volta. Continua. (pára de dançar) Agora quero ver vocês. Dançando! Cantando! No compasso da música! Bota um sorriso nessa cara! O musical é leve. Descontraído. A platéia tem que querer dançar junta!

Fred levanta-se. Observa uma a uma, da direita para a esquerda. A música fica de fundo.

FRED – Sheila! Desentorta esta coluna! Menina, isso é um perigo pra uma escoliose!

SHEILA – Ai, isso é contagioso?

FRED (trincando o lábio)– Não... Relax e continua... (canta a música. Observa Paula) Paula. Olha só. (Paula observa) Bracinho lá pra frente, dobra e solta. Frente, dobra e solta.

PAULA – Ah, Fredinho, eu acho que direita, frente e solta fica muito melhor esteticamente.

FRED – Cala a boca! O coreógrafo desta porra sou eu!

PAULA (resmunga) – Ai, Fredinho...

FRED – Continua, você consegue... (observa Marlene) Marlene... Ritmo, ritmo, ritmo... Deixa seu corpo ser guiado pela música...

MARLENE (pára) – Ai, tô de saco cheio! Eu não sou bailarina! Eu sou cantora! E com muito talento. Fique sabendo que o diretor, em pessoa, me convidou pra essa peça!

FRED (debochado) – A-CRE-DI-TO... Seus dotes artísticos saltam aos olhos... E por pouco não saltam do top... (observa Carla) Não, não... Primeiro rebola, depois rebola com a mão na cintura...

CARLA – Mas é isso que eu tenho feito...

FRED – Não é. Você é uma negação.

CARLA (quase chorando) – Não sou não...

FRED – Tão leve quanto um pedregulho!

CARLA – Me respeita...

FRED – Minha filha. Me diz sinceramente... Você sabe ouvir?

CARLA (gaguejando) – Sei...

FRED – É, mas eu acho que não sabe! E como o coreógrafo aqui sou eu, minha palavra supera a sua! (berra) Parou! Parou! Parou!

Corta a música.

FRED – Parou... (às atrizes) Meninas, por favor, aqui.

Elas se sentam no chão. Fred fica sentado na cadeira.

FRED – Eu... enquanto eu via vocês ensaiando o número. Eu refleti muito sobre os passos, sobre como vocês estão lidando com os compassos que a música exige... Eu sei que a música é difícil...

SHEILA – Muito...

MARLENE – Impossível...

CARLA – Minuciosa...

PAULA – Pra mim é fácil! (sorri com desdém para as outras) Eu até queria sugerir, se você deixar, Fredinho, umas novas performances para a minha personagem. Eu acho que ela está muito apagada, os passos muito comuns com os delas...

FRED (cortando) – Chega, Paulinha... Eu... Eu adoro você, te acho muito dez! Mas, você e uma bolhinha fumegante da Companhia de Gás têm o mesmo peso em cena.

As outras caem na gargalhada.


FRED – E é pra não ter que lidar com essas bolhinhas que eu decidi... Decidi dispensar vocês...

PAULA – É... Até que esse número é trabalhoso, mas os outros...

FRED – Dispensar vocês da peça!

Todas se espantam, saem várias perguntas.

FRED – Eu não sei mentir! Vocês são muito ruins! Muito ruins!

SHEILA – E a gente, como é que fica?

CARLA – Eu tô contando com esse dinheiro!

MARLENE – Faz o seguinte, me coloca só como cantora que eu dou conta!

PAULA – Você tem outros planos, né, Fredinho?

FRED – O número acabou! A peça não vai ter mais o número das quatro vedetes loucas para amar.

Todas perguntam NÃO?

SHEILA – Peraí, bicha, quem decide isso não é você. É o diretor!

FRED – Não seja por isso, amiga... (saca o celular) Alô. Ricky. É o Fred, paixão. Olha, me deu uma luz, resolvi mudar tudo. Tira a cena das “quatro vedetes loucas pra amar”, o babado é o número da “bicha loira livre”. O que acha? Tenho carta branca? Obrigado, Ricky, és um doce. (desliga o celular. Fala para elas) Pronto. Vocês estão COR-TA-DAS.

CARLA – E agora?

FRED – Agora, fiquem aí, e vejam o meu número. Vejam o que é incorporar a música. (grita) Técnica! Aquela! Solta the music!

Sobe I want to be free, interpretada por Freddy Mercury. Fred faz performances caricatas conforme a música. As atrizes só assistem, enquanto as luzes se apagam.

PANO

© Copyright. Vinícius Faustini, 2005. Todos os direitos reservados.

2 comentários:

James Lima disse...

Eita !!!
Que bichinha mais estressada, né?
Pior que até o Ricky entra na jogada. kkk

Valeu, bicho ! Sou seu fã !

Abraços
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Márcia Tristão-Bennett disse...

EStou com o James Lima...que bichinha mais estressada...ri muito com esta!!!!!!!

Muito bom!!!!!!


Marcando presenca!!!!!!!

Abracoseduardolageanos!!!!!