Trilha sonora, um dos textos do livro DIÁRIO DE UM SALAFRÁRIO, na voz de Eliane Gonzaga.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Os contos da juventude de Vinícius Faustini



No dia de seu lançamento, o Diário de um salafrário recebeu uma de suas maiores divulgações aqui em Vitória. Na página 2 do Caderno Dois do jornal A Gazeta, há meia página com uma reportagem sobre este que vos escreve. Mais do que nunca, sei que minha terra sabe da minha escrita.

Agradeço a todos que me apoiam e me acompanham, familiares, amigos e leitores. E também ao Tiago Zanoli, pela matéria que escreveu (com direito a foto e tudo). Segue o texto! Na foto, a chamada de capa do Caderno Dois. Em A Gazeta, o jornal do Espírito Santo.

*****

OS CONTOS DA JUVENTUDE DE VINÍCIUS FAUSTINI

por Tiago Zanoli

Antes de descobrir o universo rodrigueano, o infante Vinícius Faustini aventurava-se por uma literatura mais ingênua - alguns de seus primeiros contos chegaram a ser publicados em A Gazetinha. Aos 13 anos, no entanto, ao deparar-se com a obra de Nelson Rodrigues, mandou a castidade às favas e optou pelo lado menos politicamente correto da alma humana.

Hoje, aos 26, o jovem escritor já acumulou relativa experiência no mundo das letras. Formado em Jornalismo pela PUC-RJ, trabalhou no jornal "O Pasquim 21", colaborou com diversos sites, escreveu para teatro, publicou blog... Mas a sua maior realização chegou agora, em uma brochura de 136 páginas intitulada "Diário de um Salafrário".

Trata-se de seu livro de estreia, que será lançado hoje à noite, em Vitória. A obra reúne 30 contos escritos por Faustini entre os seus 17 e 25 anos, e publicados originalmente no blog homônimo (diariodeumsalafrario.blogspot.com).

"Devo muito a Nelson Rodrigues, mas também bebi em outras fontes, como Rubem Fonseca e Machado de Assis", afirma o escritor, que cresceu ao lado da leitura e da escrita e sempre se interessou em conhecer novos autores (ou os "velhos" por ele ainda não descobertos).

Um professor de português e os colegas de sala de aula formaram seu primeiro público leitor, no Centro Educacional Leonardo da Vinci. Paulo de Tarso, o professor em questão, apreciou a escrita de Vinícius e o incentivou a ler um de seus textos em sala de aula. Um pouco intimidado, o rapaz dividiu com os colegas o conto "Minha Querida Dorotéia" - cujo paradeiro o autor hoje desconhece.

Em 2002, trocaria Vitória pela capital carioca, a fim de cursar a faculdade. "Decidi fazer Jornalismo, pois era onde eu poderia escrever. Na faculdade, cheguei a ter aulas de Comunicação e Literatura", conta. Nesse ínterim, também participou de uma oficina de criação literária com a escritora e também jornalista Virginia Cavalcanti.

Para o teatro, escreveu diversos esquetes, como "Ensaio Aberto", feito a quatro mãos com Leandro Soares. Depois de um período sem se dedicar aos contos, Vinícius retomou a escrita. "Comecei a criar uma disciplina, determinado a escrever pelo menos um conto por semana."

Tendo começado a publicar sua obra em meio virtual, Faustini acredita na internet como um espaço bastante democrático. "Embora haja bastante joio, há muita coisa na web que tem valor. E um autor que tem um bom nível de escrita permanece", afirma o escritor, que continua escrevendo contos, publicados em seu blog.

A entrada no mercado editorial se deu com um "empurrãozinho" do escritor Paulo Sérgio Valle, autor de "Se Eu Não te Amasse Tanto Assim...". Sabendo do pouco interesse de grandes editoras por novos autores, sobretudo os que escrevem contos, foi ele quem orientou Vinícius a procurar uma editora menor, onde teria mais acesso para acompanhar o processo de edição.

"O pessoal da Litteris foi muito gentil e paciente. Houve umas quatro idas e vindas, até concluirmos a edição. No fim, como Roberto Carlos faz com seus discos, tive de abandonar o meu livro", diverte-se. ( Tiago Zanoli)

Confira

Vinícius Faustini - Diário de um Salafrário
Litteris Editora 136 páginas
Quanto: R$ 25,00
Lançamento: Hoje, a partir das 18h30, no Wunderbar Kaffee (Av. Rio Branco, 1.305, Praia do Canto, Vitória). Informações: (27) 3227-4331.

*****

Na versão online da reportagem, Zanoli disponibilizou um trecho do livro. Trata-se do conto Qualquer uma. Bom, creio que a divulgação está perfeita. Agora é esperar até daqui a pouco.

3 comentários:

Liz Barcelos disse...

Vi o lançamento do seu livro no jornal A gazeta, gostei do tema e vim conferir o seu blog!
Louca pro livros que sou vou compra-lo (assim que possível), devora-lo e pretendo falar a respeito dele em meu blog!
Parabéns...e eu volto pra falar o que achei...

Everaldo Farias disse...

Cara,

Que legal! Fico muito feliz em presenciar mais esse momento, esse degrau que você sobe e ascende para o merecido sucesso, buscado com muita competência!

Agora, uma reclamação: quero o meu logo!!! kkkkk, claro quando puder!

Blog Música do Brasil
www.everaldofarias.blogspot.com

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e